SCM, do Grupo Stefanini, mira no mercado de fintechs

Empresa espera fechar o ano com crescimento de 44%

Com nova marca, a Stefanini Capital Market, agora SCM, tem uma perspectiva positiva para 2020. Com a utilização de uma plataforma mais moderna e flexível, a empresa do Grupo Stefanini prevê um crescimento de 44% até o final deste ano. Além de ser referência em soluções para automação de processos de backoffice de renda fixa e variável para grandes bancos, a SCM passa a atuar em um segmento que vem crescendo exponencialmente nos últimos dois anos: o de fintechs.

Segundo o estudo “Brasileiro e o dinheiro” da MindMiners, o percentual de respondentes que afirmaram utilizar as fintechs era de 25% em 2017. Dois anos depois, este número passou para 55%. Um estudo do boostLAB, programa de startups do BTG Pactual, mostra que o valor investido nas startups do setor financeiro aumentou mais de sete vezes entre 2016 e 2018 no Brasil. O crescimento é atribuído, principalmente, à oferta de serviços mais acessíveis.

Para apoiar a operação de fintechs e instituições de pagamento (IPs), a SCM conta com a solução BankPro, que foi adaptada para atender as necessidades de emissorescorretoras menores e cooperativas de crédito. “Trabalhamos com uma plataforma modular, que permite às instituições modernizar suas soluções e adicionar novas funcionalidades de forma suave e incremental”, afirma Erickson Fonseca, CEO da SCM.

O BankPro integra o ecossistema de Banking in a Box, plataforma do Grupo Stefanini que permite às empresas oferecer serviços financeiros a clientes, tais como conta pagamento, pagamento de boletos, cartão pré e pós-pago, recargas de celular, contratação de seguros, entre outras possibilidades que podem ser acessadas pelo celular.

A suíte BankPro é composta pelas soluções BankPro – Renda Fixa, BankPro – Renda Variável e BankPro-Custódia, que permitem uma oferta de produtos e serviços mais especializada para o mercado financeiro.

A solução BankPro-Renda Fixa surge como alternativa às antigas e defasadas soluções existentes no mercado, entregando, de forma modular, controles automatizados e abrangentes, associados à modernidade tecnológica. Essa combinação permite que o backoffice possa concentrar seus esforços na validação e na qualidade das informações sob sua responsabilidade, deixando processos e controles repetitivos e mecânicos a cargo da solução. É composta de sistemas como o BankPro-Pricing, responsável pelo cálculo dos preços de curva e de mercado, assim como pelo controle dos pagamentos de eventos associados ao título, e pelo BankPro-Open, que realiza toda a gestão de títulos públicos e privados negociados pela instituição, seja para carteira própria ou de clientes.

De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da SCM, a implantação da solução BankPro – Renda Fixa propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da carteira de uma grande instituição brasileira, referência neste segmento de mercado.

 A solução Bankpro- Renda Variável tem como característica um alto nível de automatização, que melhora a experiência do cliente e gera eficiência operacional para o backoffice, uma vez que praticamente elimina a necessidade de digitações e processos manuais. Isso é possível graças alto nível de integração com a B3 e aos serviços de processamento automático, que deixam com o usuário apenas a responsabilidade de checar o resultado diário. Também integram a solução sistemas como o BankPro-Ações, responsável pelo controle das negociações de ações, e o BankPro-Derivativos, que controla as operações com derivativos.

A solução BankPro – Custódia nasceu para atender demanda dos agentes de custódia, que atuam num mercado mais dinâmico, com lançamentos constantes de novos produtos, e janelas operacionais cada vez mais reduzidas em função das evoluções impostas pela B3 e outros órgãos reguladores.

“Nossa oferta abrange os produtos disponíveis no mercado e se destaca pelo grau de automação, capaz de garantir o processamento em janelas mais curtas, além de suportar altos volumes”, destaca o CEO da SCM.

O Bankpro – Custódia foi idealizado para reunir o que há de melhor nas soluções de Renda Fixa e Renda Variável, com as peculiaridades que o negócio do agente de custódia requer. A solução permite controlar a custódia e liquidação de títulos públicos, privados, ações, derivativos, swaps e empréstimo de ações, além de contar com book de APIs para integração com o portal da instituição e disponibilização de informações para clientes.

“Esse conjunto de soluções possui alto grau de parametrização e se adequa perfeitamente às necessidades dos nossos clientes. Estamos num momento interessante, que combina a modernização da plataforma, o reposicionamento da marca, a ampliação dos segmentos em que atuamos e chegada de novos clientes. Estamos preparados para conquistar novos mercados, como o de fintenchs, que deve expandir seus negócios, especialmente com a regulamentação do open banking”, finaliza Alexandre Cota.

Sobre a SCM

A SCM, é uma empresa fundada em 2015 focada em soluções para o mercado financeiro. Com sede no Rio de Janeiro, ela atua implementando sistemas e serviços que auxiliam os clientes no processo de transformação digital. Para isso, conta com uma suíte completa e modular para automatizar processos de backoffice de rendas fixa e variável para bancos, corretoras e agentes de custódia de todos os portes.

Entradas populares de este blog

La convivencia intergeneracional

BairesDev se alza por cuarto año consecutivo como la compañía de desarrollo de software de mayor crecimiento de toda América Latina