Solução da IHM Stefanini gera aumento de 11% de produtividade em linhas de minério de ferro

O Nebuluz é um sistema especialista customizado para atingir a excelência operacional, com a vantagem de entrega de valor de maneira rápida e sistemática


Em um cenário de mercado extremamente competitivo e dinâmico, elevar o potencial produtivo nas plantas industriais em operação se mostra uma estratégia-chave, especialmente se levarmos em conta a maximização de desempenho e consequente retorno financeiro nos parques industriais. Outro aval importante são os benefícios atingidos pelas equipes de controle, automação e engenharia de processos na adoção de Sistema Especialistas, que auxiliam na operação de suas plantas. No entanto, pelo método tradicional, o processo é realizado a longo prazo, com grandes períodos de implantação e coleta de resultados ao final, o que pode acarretar modificações físicas que chegam a inviabilizar a utilização do que foi projetado.

Com o objetivo de contornar e abreviar esse longo processo em busca da excelência operacional nas indústrias, equipes de profissionais da IHM Stefanini, empresa do Grupo Stefanini especializada no segmento industrial, desenvolveram a solução IHM Nebuluz, que oferece uma nova abordagem, na qual os problemas são resolvidos de maneira incremental, com a vantagem de entrega de valor rápida e sistemática. A partir da aplicação desta solução, o fluxo de trabalho envolve em suas etapas a identificação de oportunidades, a modelagem do processo, melhorias no controle regulatório, definição de estratégias de controle avançado, configuração e implantação, seguidos de treinamento para os operadores da planta e sustentação do sistema.

Um ponto importante a ser considerado é que nesses ambientes industriais as equipes lidam com um grande volume de informações em tempo real, que são apresentadas de forma complexas e nem sempre estruturadas, sem ponderar o impacto sistêmico de todas as variáveis envolvidas no processo.

A origem do Nebuluz está associada à lógica fuzzy (nebulosa), que é caracterizada por uma estrutura multivariável capaz de absorver informações abstratas, normalmente descritas em uma linguagem natural (línguas faladas ou escritas), além de convertê-las para um formato numérico. O Sistema Especialista nebuloso, como é denominado, é uma ferramenta poderosa, de fácil compreensão e que gera uma interpretação apropriada pelo usuário para resolver tais ocorrências.

Umas das bem-sucedidas aplicações da IHM Nebuluz foi sua implementação na linha de britagem de minério de ferro em uma grande mineradora brasileira, que buscava aumentar a eficiência operacional. Antes de iniciar a implantação da solução, uma avaliação de capabilidade (conjunto de capacidade) da britagem secundária foi realizada por meio de métodos estatísticos e análise do processo. Identificou-se que o principal desafio era maximizar a eficiência em momentos de maior umidade, como em períodos chuvosos, quando havia considerável queda. A implantação do Nebuluz permitiu à operação obter resultados mais estáveis e potencializar a produtividade da planta, fornecendo informações completas para o balanço de massa, que antes era realizado com dados insuficientes.

O principal resultado alcançado foi um aumento de 11% de produtividade na britagem em condições de maior umidade. “A partir da necessidade do cliente, construímos um sensor virtual de eficiência de britagem, carga circulante e eficiência do peneiramento, aumentando, assim, a confiabilidade da tomada de decisão. Além disso, proporcionamos uma otimização contínua na operação”, afirma Gustavo Brito, diretor de Indústria Digital da IHM Stefanini.

Outro resultado expressivo com o uso do Nebuluz foi obtido em outra grande mineradora, que buscava, a princípio, uma melhoria de 3% na produtividade da moagem de determinado minério. Durante a execução do projeto, a necessidade real da operação passou a ser a de separar a massa otimizada entre os circuitos finos e grossos, mantendo a granulometria de acordo com a especificação do produto. Neste caso, também foi registrado um aumento significativo de 10% na produtividade do processo de moagem.

A IHM Stefanini atende a vários setores da indústria consolidados no Brasil, caracterizados pelo acompanhamento tecnológico das tendências mundiais. Com isso, a companhia tem adotado novas formas de governança e metodologias de trabalho que possam atender às demandas do mercado.  

Entradas populares de este blog

BairesDev se alza por cuarto año consecutivo como la compañía de desarrollo de software de mayor crecimiento de toda América Latina

Qué es BPO ?

Por cuarto año consecutivo BMC se posiciona como líder en el Cuadrante Mágico de Gartner en Gestión de Servicios de TI