Cosin Consulting desenvolve solução para medir e aprimorar retorno de investimentos em marketing


A partir da análise de dados históricos, modelos estatísticos e correlações, consultoria aprofunda análise da eficiência dos canais e ações de marketing, proporcionando uma maior assertividade e aprendizado.

A Cosin Consulting Linked by Isobar, consultoria do grupo DAN de negócios e tecnologia que já realizou projetos para 70% das maiores empresas brasileiras, desenvolveu de forma pioneira no Brasil uma solução economicamente viável que mede e aprimora o retorno de investimentos em marketing. Batizada de Engenharia de Mídia, a solução combina competências de consultoria e de mídia na utilização de dados históricos do cliente e modelos estatísticos complexos, para estabelecer correlações entre os principais indicadores de marketing da realidade de cada setor e o retorno em termos de negócios. O objetivo é subsidiar as marcas na definição do planejamento e das estratégias de marketing desenhados por suas agências, visando sempre maximizar a eficiência dos investimentos dos anunciantes. Com esta abordagem, a Cosin Consulting Linked by Isobar já registrou racionalizações de mais de 15%, além de melhorias qualitativas significativas em termos de processos, mensuração de resultados e adequação do público-alvo.

“A Cosin Consulting sempre teve como essência ofertas relacionadas à melhoria de performance empresarial, atuando desde desafios relacionados à estratégia de uma organização até à implantação e melhorias de modelos de operação, processos e tecnologia. Mais recentemente, começamos a atuar em projetos para áreas de Marketing, que passaram a ser demandantes de parceiros com perfis mais analíticos e com experiência na entrega de projetos complexos que envolvam modelos de negócio e tecnologia, como é o caso da Engenharia de Mídia”, afirma Alessandro Cosin, CEO da Cosin Consulting.

A medição do retorno sobre investimentos de marketing é muito associada aos meios digitais e à plataformas de e-commerce, mas esse mindset também vem sendo aplicado a ações off-line. “Com a Engenharia de Mídia, buscamos garantir que a estratégia e tática de marketing alcancem os melhores resultados possíveis para os clientes ao impactar mais pessoas, com o melhor uso do investimento e com foco em conversão”, explica Marcelo Petercem Ramos, gerente sênior da Cosin Consulting responsável pela solução.

Por exemplo, a Cosin Consulting auxiliou uma rede de shoppings centers a identificar qual a melhor forma de alavancar o negócio utilizando ações de marketing. Para além de questões de aumento de vendas e investimentos em anúncios, foi desenvolvida uma modelagem customizada criando um registro histórico de eventos temáticos realizados nas diferentes unidades, informações de fluxo de pessoas, e outros dados como indicadores socioeconômicos e metragem de cada unidade, para construir um modelo que respondesse à seguinte pergunta: Qual o fluxo adicional de clientes gerado por cada tipo de evento em cada um dos diferentes shoppings da rede? Dessa forma, foi possível desenvolver uma ferramenta que suportasse, de forma analítica, a criação de planos de comunicação mais eficientes.

O CEO da Cosin Consulting completa que “aplicar esse tipo de modelo é um investimento que se paga e traz para os anunciantes mecanismos para ‘deixar de jogar no escuro’, possibilitando o modelo operacional muito mais robusto e que favorece o desenvolvimento contínuo em termos de estratégia e resultados financeiros. Isso tudo em estreita cooperação com as agências que continuam responsáveis pelo planejamento, criação e execução das ações”. 

Entradas populares de este blog

Bienestar | Hábitos saludables para el trabajador freelancer

Qué es BPO ?

Por cuarto año consecutivo BMC se posiciona como líder en el Cuadrante Mágico de Gartner en Gestión de Servicios de TI