Futurecom 2018 traz ao Brasil, pela primeira vez, a robô humanoide Anny


Maior evento de tecnologia e telecomunicações da América Latina discute tecnologias inovadoras do mundo hiperconectado
Visitante poderá conferir soluções de IoT que auxiliam no agronegócio, tecnologias de segurança que permitem identificar placas de carro inelegíveis e experiências imersivas de realidade aumentada

A 20ª edição do Futurecom – maior e mais importante evento de tecnologia e telecomunicações da América Latina, que será realizado pela Informa Exhibitions entre 15 e 18 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo – promoverá uma ampla discussão sobre o impacto das novas tecnologias em um mundo hiperconectado. Um dos destaques do evento será a Anny, primeira robô humanoide, cuja principal missão é simular habilidades e conversas, assim como desempenhar funções de secretária, recepcionista e até mesmo acompanhante de idosos e pessoas com necessidades especiais (PcD s).

Atualmente, a Anny está envolvida em projetos dos segmentos de saúde e atendimento em diversos países. Desenvolvido pela Realbotix em sociedade com a NextOS do Brasil e a Daxtron dos Estados Unidos, a robô pode ser personalizada de acordo com a estratégia de cada empresa. A expectativa das empresas é entregar, ao longo de 2019, cerca de 100 cabeças e bustos, que estarão presentes em hospitais, escritórios e eventos.
Além da Anny, os visitantes terão a oportunidade de conhecer outros robôs como a Ada, que atua como trainee de uma empresa; o NAO, mestre de cerimônias, e o robozão de 2 metros, que circulará pela feira.

Durante o evento, o visitante poderá conhecer soluções que auxiliam na produção de uma vinícola, do plantio à venda; sistemas que utilizam Analytics para identificar letras e números de placas de carros que, muitas vezes, aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de CFTV, que são de baixa resolução; demonstrações envolvendo as características e impactos da tecnologia 5G na transformação das telecomunicações, além de experiências imersivas a partir do uso de plataformas de IoT.

No Futurecom, será apresentada uma solução voltada à Agricultura Inteligente. Trata-se de um dispositivo que é fixado por uma coleira ao corpo das vacas, para monitorar sua atividade no pasto e enviar as informações via rede celular para um servidor que armazena os dados de comportamento dos animais e que poderão ser acompanhados pelo gestor da fazenda. Como resultado, é possível saber de forma mais precisa quando, por exemplo, uma vaca entra no período fértil, pois sua atividade aumenta nessa época. Na China essa tecnologia já é utilizada em mais de 1 milhão de animais conectados, gerando um aumento de 25% na receita de leite.

Para Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Exhibitions e responsável pelo Futurecom, a edição de 20 anos reunirá o ecossistema de transformação digital, que mostrará como blockchain, inteligência cognitiva e artificial, machine learning, realidade virtual e aumentada, cidades inteligentes, segurança de dados, big data e analytics proporcionam novas experiências que irão impactar as relações na Economia 4.0.

Totalmente renovado, o Futurecom terá espaços destinados a expor aplicações que envolvem diretamente a conectividade. É o caso, por exemplo, da área que reserva demonstrações de Internet das Coisas ou o Espaço Redes – exposição de empresas com foco em redes, serviços, integração e fornecedores de infraestrutura e equipamentos auxiliares. Outra área é o Futuretech, um ambiente desenvolvido especialmente para mostrar as tecnologias que impulsionam a disrupção e a forma de fazer negócios. As startups, as aceleradoras e o meio acadêmico terão o espaço Inovação, contando com um ambiente especialmente criado para ajudá-los em mentoria, dinâmicas, hackathons e busca de investidores.
Saiba mais sobre as novidades que serão apresentadas pelos expositores e palestrantes:
5G Americas

Promove a quinta edição do 5G Americas Wireless Summit no dia 15 de outubro, na Arena Mauá 1, que reunirá especialistas da América Latina, Caribe e Brasil para falar sobre a tecnologia 5G, seus impactos para o mercado e  sociedade. Os convites serão gratuitos para o público em geral. Para participar, o interessado deve enviar um e-mail para comunicação@5gamericas.com.br solicitando o cadastramento.
Abrint

ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações) participa da 20ª edição do Futurecom, com uma agenda de debates voltados aos assuntos mais relevantes do mercado de provedores de internet – setor que equivale a mais de 18% do total de acessos de banda larga realizados no Brasil (segundo dados da Anatel).  Pelo segundo ano consecutivo, a entidade promove o “Momento ABRINT”: uma manhã de palestras, marcada para o dia 18 de outubro, que abordará temas como o novo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) da Anatel;compartilhamento de postes; Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) e o Financiamento de Provedores. Dois executivos da associação integram também painéis, no dia 17: às 14h30, o presidente, Basílio Perez, estará presente em “Como a Regulação pode tirar o Brasil da Era da Conexão Discada?”; e, às 14h, o conselheiro Erich Rodrigues, fará parte de “ISP’s | Satélites Allways Connected: Which is the best technology solution for the business?”.
Accenture

Em seu estande, a companhia contará com protótipos e demos interativas como chatbots e soluções baseadas em inteligência artificial, além da apresentação de materiais exclusivos sobre temas direcionados ao setor. Executivos locais e globais vão participar de painéis tradicionais e premium durante a programação do evento, onde abordarão assuntos como inteligência artificial, regulamentação de rede, virtualização de infraestruturas, rede 5G e futuro da telecomunicação. 
Amdocs

Comemorando 20 anos no Brasil e durante o Futurecom, a empresa demonstrará toda sua inovação na prática. Com participações em quatro dos painéis do congresso, os executivos da Amdocs debaterão sobre assuntos relevantes como virtualização de rede, inteligência artificial, 5G e streaming. Em seu estande (H12), a Amdocs terá disponível inúmeras demos que mostrarão, na prática, toda a inovação desenvolvida pela empresa. Os temas principais das demos são: GDPR, Omnichannel, Entretenimento/Streaming, Digital ID, Inteligência Artificial e Amdocs Intelligent Operations.
American Tower

A empresa traz à Futurecom 2018 algumas de suas inovações para setor de infraestrutura de telecomunicações. O destaque será o lançamento / abertura comercial da Rede IoT/LoRaWAN no País, que já supera marca de 150 mil dispositivos ativados. Em operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, correspondendo a cerca de 24% do PIB brasileiro, a rede neutra fornece cobertura de longo alcance e baixo custo para aplicações de IoT e tem como parceira tecnológica a Everynet, empresa responsável pelo fornecimento do core e rádios/gateways da rede. Seu tráfego abrange mais de 1,5 milhão de mensagens por dia, com estimativa de 1 milhão de dispositivos conectados à rede até o final de 2019.

Por meio dessa iniciativa aliada ao portfólio de soluções voltadas ao setor de infraestrutura de telecomunicações, a American Tower apresenta ao público da Futurecom toda sua expertise e expande seu portfólio na área de tecnologia, mostrando as soluções empresariais abrangentes desenvolvidas para o mercado.
Angola Cables

A Angola Cables vai anunciar de forma oficial a entrada em operação do SACS (South Atlantic Cable System), cabo submarino considerado a mais rápida ligação entre África e as Américas por conta de sua menor latência e por fornecer uma rota mais direta para o tráfego da internet, via Hemisfério Sul. Construído e implantado pela renomada companhia japonesa NEC, o cabo submarino da multinacional de Telecom Angola Cables é um dos mais avançados sistemas de telecomunicações submarinos a entrar em operação comercial conectando Angola (África) e Brasil (América do Sul).
Além disso, junto com o início das operações do SACS, a Angola Cables anunciará na Futurecom  o lançamento de uma conectividade inédita à Europa e aos principais Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) europeus, via África e de forma privada por meio do SACS – ou seja, sem precisar passar obrigatoriamente pelos Estados Unidos.
Arris

Líder mundial em entretenimento e tecnologia de comunicações, a empresa apresentará novas soluções como a HomeAssure, que possibilita aos operadores ter uma ferramenta poderosa para gerenciar equipamentos e direcionar clientes para pontos de acesso otimizados e extensões, permitindo sempre a melhor conexão banda larga. Também apresentará conversores para Android TV, que oferecem qualidade 4K HDR de imagem, acesso ao Android Marketplace e experiências de última geração para o consumidor.
Ciena

Em resposta à disrupção tecnológica que as empresas estão experimentando no ecossistema com a adoção do IoT e do 5G, a Ciena está ajudando os provedores de serviços a transformarem e dimensionarem rapidamente suas redes para se adaptarem às crescentes pressões de conectividade. Aplicativos que exigem muita largura de banda como computação em nuvem, jogos on-line e transmissão de vídeo, exigem redes que possam ajustar-se para atenderem a demandas imprevisíveis e não contar com a automação apenas para reagir. A Adaptive Network da Ciena não só posiciona melhor os provedores de serviços para acompanhar o aumento dos avanços tecnológicos e as demandas flutuantes de largura de banda, mas também para se manterem competitivas no mercado. Construída com base em três elementos fundam entais, incluindo inteligência, automação e programabilidade, uma rede adaptável permite que os provedores desenvolvam sua infraestrutura atual para alcançar melhores resultados de negócios em um mundo que em breve será dominado por bilhões de dispositivos interagindo com máquinas, usuários e nuvens.
Corning

Além de expor soluções do portfólio em fibra óptica, a companhia trará ao Brasil o Vice-Presidente global do departamento de Carrier NetworksStephen Mitchell, e participará de duas apresentações, no dia 17, com o Diretor de Desenvolvimento de Marketing, Joe Jensen: a palestra “O Impacto do 5G nas Estruturas Fibra Óptica” (às 11h20, na Arena Mauá 1); e o painel “5G e sua capacidade para lidar com uma ampla gama de casos de uso e modelos disruptivos” (às 14h30, na Sala Rondon). Reforçando a importância do Brasil e da América Latina para os negócios da Corning, o Futurecom contará com a presença de Stephen Mitchell, Vice-Presidente da área de Carrier Networks, dedicada a atender as operadoras de tele comunicações.
Dell EMC
Fornecedora que reúne ofertas abrangentes e inovadoras de soluções corporativas de TI – reforça, durante a Futurecom 2018, o seu mais completo e inovador portfólio de soluções de infraestrutura do mercado. Na área de exposição, além das soluções para transformação e modernização do data center, com infraestruturas convergentes e hiperconvergentes, servidores, storage, networking e appliances de proteção de dados, a empresa também fará demonstrações do novo servidor modular Dell EMC PowerEdge MX, que traz nova infraestrutura modular de alto desempenho, projetada para suportar cargas de trabalho tradicionais, novas e emergentes. A novidade representa a primeira arquitetura de infraestrutura preparada para tecnologias do futuro e servidores desagregados.
Os executivos da Dell EMC participam de quatro painéis com temas focados em Big Data, Transformações em Telecomunicações, Cloud Computing e NFV. Na terça-feira, dia 16/10, das 11h20 às 13h, Marcos Omura participa do painel "O caminho da nuvem: ampliando oportunidades para atender demandas imprevisíveis e volumes explosivos de dados". No período da tarde, das 17h10 às 18h30, Leonardo Araujo discute sobre "Big Data Analytics garimpando Informações em um Tsunami de Dados". No dia 17/10, das 15h40 às 17h20, Marcelo Medeiros fala sobre "Telco Transformation - a incontornável mudança na busca por fazer melhor". Na mesma tarde, entre 16h20 e 18h, Eric Vallone integra o painel "Transição viável na infraestrutura SDN NFV para entrega de novos serviços".
Deloitte

A empresa participará do congresso com cinco palestras:
Data e horário
Local
Tema
Palestrante
16/10 – 10h10 às 10h40
Arena Mauá 1
AI, robotics and automation – put the humans in the loop (IA, robótica e automação – coloque os humanos no circuito)
Jefferson Denti, sócio líder de Digital & Analytics
16/10 – 11h20 às 11h50
Arena Mauá 2
GDPR – Impactos no Brasil
Marcelos Matos de Farias, sócio de Cybersegurança
17/10 – 9h35 às 10h05
Arena Mauá 2
Blockchain in Telcos, a disruptive technology (Blockchain em telcos, uma tecnologia disruptiva)
Roberto Takao Oikawa, Senior Manager de Consultoria
17/10 – 11h10 às 13h
Auditório Brasil
Abertura do painel premium “Como e quando o 5G se tornará rentável na América Latina?”
Phil Wilson, Telecommunications, Strategy and Operations Managing Director (Deloitte US)
17/10 – 14h30 às 16h10
Auditório Landell
Abertura do painel “5G e sua ampla gama de casos de uso e modelos disruptivos
Marcia Ogawa, sócia-líder da indústria de TMT
Ericsson

Usando mais de 10 demos para apresentar novos casos de uso e por meio da participação de executivos em 10 painéis de discussões e 4 Meet-Ups, a Ericsson demonstrará no Futurecom 2018 como o 5G proporcionará às operadoras a possibilidade de melhorar seus negócios existentes – apresentando os passos que as operadoras de telefonia devem percorrer para planejar o futuro e ampliar suas receitas a partir do uso do 5G. Além disso, a empresa destacará novas cadeias de valor a serem exploradas no que diz respeito à digitalização de vários setores de mercado, já que a nova tecnologia abre novas oportunidades em novos ecossistemas. Também serão feitos anúncios de negócios relevantes junto às grandes operadoras no Brasil, reforçando seu posicionamento de “5G Ready – Ericsson pronta para o 5G&r dquo;.  “O 5G já é uma realidade para a Ericsson e queremos dividir isso com o setor, trabalhando junto com nossos clientes e parceiros para colocar o Brasil cada vez mais perto dessa nova tecnologia”, reforça Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil.
Huawei

A Huawei mostrará no espaço IoT Applications do Futurecom uma solução voltada à Agricultura Inteligente. Trata-se de um dispositivo que é fixado por uma coleira ao corpo das vacas, servindo para monitorar sua atividade no pasto e enviar as informações via rede celular para um servidor que armazena os dados de comportamento dos animais e que poderão ser acompanhados pelo gestor da fazenda. Como resultado, é possível saber de forma mais precisa quando, por exemplo, uma vaca entra no período fértil, pois sua atividade aumenta nessa época. Dessa forma, é mais fácil identificar o melhor momento para a inseminação artificial, ampliando as chances de sucesso do procedimento. Saber o momento exato de realizar a inseminação ajuda a aumentar a probabilidade de nascer bezerro macho ou fêmea, dependendo da estratégia de negócios do criador, por exemplo, para indicar se a criação é dedicada a gado de corte ou a produção de leite. Na China essa tecnologia já é utilizada em mais de 1 milhão de animais conectados, gerando um aumento de 25% na receita de leite.

No dia 16 de outubro, o gerente executivo de vendas da Huawei, Rodolfo Fiasco, participará de um painel sobre a transformação das redes para a chegada do 5G. Miguel Pastor Faria é o convidado do painel sobre Cloud para falar de operações de negócios. Marcelo Yamamoto fala sobre a preparação das redes para um futuro próximo orientado por uma enorme carga de dados. E Ricardo Mansano participa de um painel sobre Cidades Inteligentes e como as novas tecnologias podem ser usadas como benefícios para a população. No dia 17 de outubro é a vez de Bruno Alvarenga abordar as mais recentes soluções e aplicações para a faixa 5G, que em breve fará parte do nosso mercado – e que também será discutido por Carlos Rosário em um segundo painel. Juelinton Silveira discute o ambiente regulatório e caminhos para a modernização das redes no País e Carlos Garcia discutirá a transformação das telecomunicações no Brasil e suas mudanças. Já Rubens Mendonça encerra a participação da Huawei nos painéis com suas previsões sobre viabilização e rentabilização do 5Gna América Latina. Completando 20 anos de presença no mercado brasileiro, a Huawei também mostrará soluções para redes móveis, fixas, de Cloud e voltadas para Cidades Inteligentes. Recentemente, a empresa apresentou, juntamente com a Vivo, um projeto para uso da rede móvel 5G em um teste de realidade virtual e demonstração da usabilidade em novas aplicações de bai xíssima latência e altas velocidades.
IDT PABX

Levará ao evento sistemas de telefonia e PABX na nuvem providos pela IDT Brasil e Net2Phone. As soluções permitem que os usuários tenham números de telefone e ramais em suas empresas, com funcionalidades adicionais de um PABX. O serviço é disponibilizado conforme a necessidade e porte do cliente, com flexibilidade de escolha do volume de ramais.
IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) promoverá um talk-show no dia 16 de outubro, às 11h55, na Arena Mauá 2, com os engenheiros André Gradvohl e Raul Colcher sobre formas de garantir segurança e privacidade, ameaçadas pelo avanço da tecnologia. Os membros do IEEE se concentrarão em dois temas principais: como a Internet das Coisas e as Cidades Inteligentes afetarão o cotidiano das pessoas comuns e como o acesso massivo ao Big Data ameaça a privacidade e a segurança.
IT Brasil
Uma empresa consolidada no mercado, mas com alma de startup que nasceu para servir o ecossistema de TIC. É assim que a IT Brasil marca sua participação na Futurecom 2018 e apresenta as novas soluções de Consultoria em Transformação Digital e Chatbot. A primeira tem como objetivo identificar lacunas, oportunidades e melhores caminhos para aplicações de tecnologias específicas em seus clientes e a segunda oferece um novo patamar de comunicação entre empresas e consumidores, focando na experiência do usuário.
Khomp

Especialista em equipamentos para centrais de comunicações públicas e privadas, a empresa catarinense levará o seu consagrado portfólio para a 20ª edição do Futurecom e lançará soluções organizadas em áreas de atuação: Provedores de Serviço de Internet (ISPs), Operadoras, Cenários Corporativos e IoT. Um dos destaques será o Manager One, que centraliza no core todo o fluxo de chamadas, possibilitando que o gestor tenha visibilidade e controle da operação em uma única plataforma, em tempo real.
Logicalis

A empresa recriará uma vinícola onde apresentará diversas de suas soluções de TIC que auxiliam no processo de produção do vinho. Além das soluções que acompanham a plantação, a colheita, a produção, o transporte e a venda de um produto, a empresa ilustra na vinícola como o uso da tecnologia pode melhorar a experiência do cliente. Por meio da participação em todos os processos, a Logicalis pode mostrar na prática a abrangência de seu portfólio, em especial do EUGENIO, sua plataforma de IoT. A empresa levará também soluções para o setor de saúde. Por meio de sensores e registro em Blockchain, é possível rastrear e controlar amostras clínicas, tanto durante o transporte quanto o armazenamento, garantindo qualidade e i ntegridade das informações e dos produtos.
NEC

Ao comemorar 50 anos de presença no Brasil, a NEC levará soluções inspiradas no Japão, país de origem da companhia e um dos mais desenvolvidos do mundo nas questões de tecnologia e na dinâmica da sociedade. No estande da empresa estará ambientado um terminal de transportes de passageiros, que representa um espaço público com aplicações que estarão integradas por um Centro de Comando e Controle (CCC) moderno, por meio do qual as equipes de segurança conseguem monitorar todas as ações e gerar alertas pré-determinados, como a identificação de pessoas desaparecidas e procuradas. Um dos destaques será o lançamento do sistema Super Resolution, adaptado aos padrões brasileiros. Por meio do emprego de Analytics, a tecnologia consegue identificar letras e números de placas de carros que, muitas vezes, aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de CFTV. O Super Resolution é uma plataforma direcionada ao segmento de investigação criminal e tem o potencial de auxiliar – de forma efetiva – as autoridades policiais brasileiras.
Nokia

A empresa levará casos reais e experiências imersivas em agronegócioenergiaindústria 4.0cloud e comunicações de missão crítica. A empresa quer mostrar o potencial de crescimento da América Latina em conectividade e monetização de operações e serviços.
OTRS

Companhia alemã com presença no Brasil celebra seu 15º aniversário durante o evento. O que começou como um sistema de tickets para suportar cenários clássicos de gestão de serviços de TI é, hoje, uma suíte de software utilizada mundialmente com o intuito de responder a uma ampla gama de aplicações operacionais. A OTRS possui suporte nativo a idiomas, permitindo que as organizações internacionais partilhem um único sistema.
Qualcomm

Líder global no fornecimento de chipsets para dispositivos móveis, a Qualcomm demonstrará soluções de impacto global e que são pilares para a transformação de indústrias. Em seu estande haverá simulações de uso de Internet das Coisas, casas e carros conectados, QSiP – plataforma móvel de IoT fabricada no Brasil. Um dos destaques será a apresentação de uma experiência imersiva de IoT, que dá apoio ao cultivo de uva para a produção de vinho (smart wine).
Telit

A empresa levará soluções para conectividade, com destaque para o gerenciador de dispositivos Lightweight M2M. Líder de mercado em IoT com mais de 20 anos de mercado, a Telit foi uma das pioneiras no fornecimento de produtos e serviços de IoT na América Latina. A empresa também participará do congresso com a palestra “Conectando medidores às concessionárias de energia e pessoas, formando redes inteligentes”, no dia 16 de outubro, de 16h30 às 17h.
TIM
Durante o evento, Sami Foguel, novo CEO da operadora, irá discursar pela primeira vez após assumir o cargo em 2018. No dia 17 de outubro, Sami ministrará uma palestra, a partir das 10h40, e, na parte da tarde (15h40), participará do painel dos presidentes das companhias de telecomunicações para discutir as transformações do setor. Além do CEO, a TIM será representada por diversos executivos em painéis e palestras durante os quatro dias do evento que irão abordar temas como 5G, transformação digital, inovação, IoT e suas aplicações, os 20 anos de regulamentação das telecomunicações, Inteligência Artificial, uso de Big Data, entre outros assuntos. O agronegócio, um dos pilares estratégicos da operadora, ganhará destaque durante a Futurecom. A TIM estará pr esente no estande de Agricultura Conectada, junto com a Nokia, a BR Fibra e outros fornecedores do mercado agro, para demonstrar as iniciativas das empresas em levar a digitalização de processos para uma das indústrias mais importantes do país.
Viavi

A empresa fará demonstrações de 1Gbps to home, 100G backbone, wireless 5G e de sua solução NITRO, fazendo todo o caminho de rede, que permitirá aos visitantes conhecer mais das soluções fim a fim. A Viavi contará ainda com duas palestras. No dia 16, às 14h35, o especialista Luis Couto abordará as novas medições em redes ópticas no palco Redes, além dos desafios da medição de OSNR em redes 100G Pol-Mux. No dia 17, às 14h, Everton Souza participará, também no palco Redes, sobre “Interferências em redes de telecomunicações nas redes atuais até 5G”.
WDC Networks

Em sinergia com as necessidades operacionais e financeiras do mercado de tecnologia, a WDC Networks vai destacar o modelo de IaaS (Infrastructure as a Service) para aquisição de produtos. A empresa, que completa 15 anos em 2018, participa pela primeira vez do evento e terá apoio das marcas TP Link, Grandstream, Lidera, Cambium e ECI.
Serviço
Futurecom 2018 – 20 anos
Quando: 15 a 18 de outubro de 2018
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Informações: www.futurecom.com.br

Entradas populares de este blog

Qué es BPO ?

La final Boca-River dispara las búsquedas de vuelos a Dubai

Soft skills: habilidades blandas en las organizaciones