Pré-Sal Petróleo contrata Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção para gerenciar projetos do pré-sal

Sistema será desenvolvido e implementado pela Stefanini Scala

Até meados do próximo ano, a Pré-Sal Petróleo colocará em operação o Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção (SGPP), uma plataforma digital que fará a gestão de dados de todos os projetos sob o regime de partilha no pré-sal. O sistema, orçado em R$ 14,6 milhões, será desenvolvido e implementado pela empresa Stefanini Scala, empresa do Grupo Stefanini, vencedora da licitação promovida pela Pré-Sal Petróleo e que contou com a participação de nove empresas que atuam com tecnologia da informação na modalidade “Software As A Service” (SaaS).

Segundo Paulo Carvalho, diretor Técnico e de Fiscalização da Pré-Sal Petróleo, o novo sistema vai contribuir para a digitalização da companhia. Tarefas rotineiras realizadas atualmente passarão a ser feitas pelo SGPP, a exemplo do processo de reconhecimento de custos de cada um dos projetos (como compra de equipamentos, prestação de serviços, mão de obra, custos de perfuração), acompanhamento das operações e da produção de cada consórcio e verificação de estoque de petróleo e volume de gás natural de cada campo operado em regime de partilha. 

“Hoje somos gestores de dez contratos de partilha e representamos a União em 23 acordos de individualização da produção. E a expectativa é de crescimento da nossa atuação. Estes projetos geram um enorme volume de dados e o novo sistema permitirá à Pré-Sal Petróleo exercer suas atividades com mais agilidade e eficiência”, explicou Carvalho. 

As empresas operadoras dos consórcios alimentarão diretamente os dados no sistema, resguardando a segurança e a integridade da informação de cada projeto. Pela plataforma, a Pré-Sal Petróleo poderá acompanhar simultaneamente o desempenho de cada consórcio e também calcular os volumes de produção de petróleo e gás de propriedade da União. No futuro, será possível fazer comparações de custos praticados por cada fase de projeto.  

“Sabemos da importância deste projeto para a PPSA e para o Brasil, o que nos motiva a desenvolver e entregar o projeto de forma que atenda totalmente à expectativa. A Stefanini Scala é um dos maiores parceiros de software da IBM na América Latina e vamos utilizar tecnologia deste grande fabricante para desenvolver a solução. Estamos acostumados a entregar projetos estratégicos para nossos clientes e já estamos preparados para iniciar imediatamente mais um deles”, complementa José Carlos Pires, presidente da Stefanini Scala.

Entradas populares de este blog

Amdia realizó el Digital Media Summit 2019

Glassdoor se expande a Latinoamérica lanzando su sitio en Argentina, Brasil y México

3 maneras en las que los marketers ponen en peligro la lealtad del cliente