23 septiembre 2016

Stefanini investe no processo de internacionalização das ofertas de Business Process Outsourcing

Com crescimento significativo nos últimos dois anos, serviços de terceirização se destacam pelo alto nível de automação de processos, que inclui robotização, analytics e inteligência artificial



Para atender as demandas do mercado por mais agilidade e eficiência operacional, a Stefanini uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, aposta na internacionalização das ofertas de Business Process Outsourcing (BPO), utilizando sua estrutura global para atender clientes brasileiros com unidades no exterior ou companhias que desejam expandir suas operações ao redor do mundo.
“Nossa oferta está bem madura no Brasil, com uma média de crescimento acima do mercado. Por isso, decidimos ampliá-la para outros países, dentro da nossa estratégia de expansão acelerada da área de BPO”, afirma Wander Cunha, diretor da Business Consulting da Stefanini. Segundo ele, a estrutura global de BPO está definida e contará com quatro delivery centers principais: Brasil, Filipinas, México e Romênia.
De acordo com Cunha, o grande diferencial da oferta de BPO da Stefanini é o alto nível de automação, que inclui soluções de robotização, analytics e inteligência artificial. “Como a área de BPO é uma das que mais crescem dentro da Stefanini, queremos aproveitar esse momento e a sinergia de gestão para gerar modelos de negócios avançados, que priorizem a eficiência operacional.
Em momentos de crise, quando as empresas precisam reduzir custos e ganhar produtividade, as soluções de terceirização se apresentam como uma tendência, pois permitem que seus gestores se concentrem nas decisões estratégicas de negócio.
Ao estabelecer parceria com uma empresa de BPO, o contratante transfere mão de obra, infraestrutura e a gestão de parte dos processos de negócio ao fornecedor, que se torna responsável por entregar o serviço dentro dos mais rígidos padrões de qualidade, conforme os Acordos de Nível de Serviço (SLA) e Indicadores e Performance (KPI).
Além de possibilitar foco no core business, o BPO melhora e padroniza os processos de negócio, oferece vantagem competitiva e inovação tecnológica, além de garantir o nível de excelência.
As ofertas de outsourcing da Stefanini contemplam as seguintes áreas:
Compras
Contact Center (em parceria com a Orbitall)
CRM
Suporte a Vendas
Recursos Humanos
Folha de pagamento
Financeiro
Logística
Digitalização de documentos
Backoffice bancário

BPO de Compras
O processo de compras envolve todas as atividades inerentes às operações do setor, desde a requisição de compra de um produto ou serviço, obtenção das cotações para as quantidades nos prazos requisitados junto aos fornecedores, apuração da cotação vencedora, a compra em si, o acompanhamento necessário ao recebimento do produto ou serviço e a liquidação financeira da requisição.
A operação de Compras da Stefanini pode agregar também o serviço de Strategic Sourcing, provido pela consultoria de negócios, para ampliar os ganhos de seus clientes.
O serviço é ideal para as empresas que têm a compra de produtos ou serviços como uma necessidade para a execução de suas operações e buscam automatizar seus processos de compras. Além disso, o BPO de Compras é indicado para organizações que buscam assessoria especializada para estruturar seus processos e reduzir custos.
A Stefanini trabalha com diferentes softwares de automação do processo de compras que se integram com os ERPs, fazendo o processo mais transparente e controlado.

Contact Center
A Orbitall, empresa do Grupo Stefanini, oferece todo o suporte para a área de atendimento ao cliente. Aunidade de Contact Center, que atua em dois sites – São Paulo e Campina Grande (PB) -, conta com a solução de Gestão de Qualidade Orbitall (GQO), que permite o monitoramento do agente e a possibilidade de interagir com ele pela tela do computador, caso precise enviar mais informações e orientar sobre o discurso em situações específicas. Também possibilita ao cliente o acompanhamento de forma automática de todo o processo de monitoria, trazendo confiabilidade ao processo, além de ampliar a produtividade.

CRM
Para situações que necessitam de um atendimento muito diferenciado, a Stefanini oferece um serviço focado no fortalecimento do relacionamento com os clientes. Este serviço conta com operadores especialistas no negócio do cliente, ferramentas para atendimento multicanal e Analytics para ter mais informações relevantes no momento da interação.

Suporte a Vendas
O BPO Stefanini auxilia no ganho de eficiência das forças de vendas através dos serviços de suporte de produto, planejamento, gestão de merchandising, otimização de rotas, gestão do funil de vendas e outras atividades administrativas que visam liberar tempo dos vendedores.

Folha de pagamento
A Stefanini possui uma unidade de negócios com foco em BPO de folha de pagamento. Com essa oferta, o Grupo pretende apoiar as empresas locais, regionais e globais, independentemente do tamanho ou da complexidade dos impostos sobre o salário nacional, benefícios ou leis trabalhistas. Trata-se de uma solução totalmente integrada de RH e folha de pagamento, incluindo tempo e frequência, elaboração de relatórios e gestão de processos de recrutamento.

Recursos Humanos
O BPO de Recursos Humanos foca no desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Conta com disciplinas como atendimento a colaboradores, gestão de programas de capacitação e gestão de desempenho.
A consultoria de negócios da Stefanini complementa este serviço com a análise e reestruturação estratégica e tática da área de recursos humanos.

Financeiro
Os processos de recebimento fiscal, contas a pagar e contas e receber podem se beneficiar de altos níveis de automatização com diferentes tecnologias.
A Stefanini conta com um grupo especialista nestes processos com softwares específicos para buscar a máxima eficiência e rastreabilidade das operações.

Logística
A equipe Stefanini cuida de toda a logística de treinamento, infraestrutura, layout dos ambientes, aparelhos eletrônicos, estoques de material de escritório e apostilas. Também é responsável por toda a preparação de turmas, controles de históricos e avaliações de treinamentos.

“O principal diferencial da Stefanini em BPO é a agilidade para implementar automações, como Robotic Process Automation (RPA), sistemas avançados de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e reconhecimento inteligente de caracteres (ICR), Desktop Process Analytics, sistemas especialistas que implementam o processo Procure to Pay (P2P), além das soluções de Business Process Management (BPM) e Business Process Engineering (BPE)”, destaca Wander Cunha.

Digitalização de Documentos
A substituição de grandes acervos em papel por arquivos digitais, com imagens indexadas que podem ser recuperadas em segundos, é uma demanda crescente do mercado.

A Stefanini possui um grupo altamente especializado neste processo, que trabalha com altos níveis de eficiência operacional e taxas de digitalização.

Um dos principais diferenciais é o software de captura, workflow e OCR desenvolvido pela própria Stefanini. Este software é hoje um dos melhores do mundo no reconhecimento de manuscritos.

As imagens digitalizadas são armazenadas em nuvem ou entregues para os sistemas de ECM do cliente.

Backoffice Bancário
O BPO bancário reúne ferramentas consultivas para reduzir a burocracia, agilizar os procedimentos e reduzir custos, contribuindo para ampliar a eficiência operacional das instituições financeiras. Com tecnologia avançada, a oferta contempla a abertura automática de conta corrente, por meio de utilização de dispositivos móveis; originação de crédito, crédito imobiliário, BNDES Finame e crédito consignado, além da otimização das equipes de backoffice, que pode gerar uma economia de até 70% para os bancos.

Automação
De acordo com estudo da A.T Kearney, a automação é uma tendência e poderá alterar os conceitos atuais deoffshoring, bem como as lideranças dos destinos preferidos para a terceirização. Tudo indica que a Robotic Process Automation (RPA) continuará em expansão e influenciará a economia de serviços ao longo da próxima década, uma vez que as tarefas repetitivas, como as realizadas pelas equipes de  backoffice, são as mais fáceis de automatizar.

A Stefanini desenvolveu uma plataforma de execução de RPAs. Com isto os “robôs” podem ser desenvolvidos em muito menos tempo e contam com todo um arcabouço de serviços de monitoração e segurança para garantir que estarão sempre disponíveis.

O conceito Business Process as a Service (BPaaS) surge como uma tecnologia disruptiva, segundo o GLSI. Enquanto na RPA os robôs são ensinados a imitar o que os humanos fazem usando interfaces de usuário da própria empresa, no BPaaS os prestadores de serviços utilizam uma interface padronizada e realizam o processamento englobando múltiplos clientes — com diferentes graus de automação — para entregar resultados rapidamente, em qualquer escala.

Recentemente, a Stefanini lançou sua revolucionária plataforma de inteligência artificial batizada de Sophie, capaz de interagir com usuários humanos e sistemas por meio de conjunto crescente de interfaces de texto e voz. Os benefícios da plataforma inteligente podem ser obtidos por qualquer empresa ou corporação que deseje aumentar sua capacidade de interagir com seus usuários, por meio de um conjunto de canais mais amplo que um call center tradicional.

De acordo com estudo divulgado recentemente pela consultoria Research and Markets, o mercado mundial de produtos de inteligência artificial deve movimentar cerca de 23,4 bilhões de dólares até 2025.