01 diciembre 2015

Stefanini realiza com sucesso rollout do template global para a Gerdau Distribuição México

Projeto torna o controle do negócio mais aderente à política mundial de gestão da empresa


A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, realizou entre os meses de março a agosto de 2015 um projeto para implementar o SAP ERP na unidade do Gerdau México, considerando o modelo único (global) para gestão de suas operações e processos, permitindo, assim, uma análise e visão única de seus negócios ao redor do mundo.
“Um dos principais ganhos foi trazer a operação de distribuição de aços da Gerdau México, com seis plantas – Cidade do México, Monterrey, Irapuato, Guadalajara, Tijuana, Culiacán e Sahagún – para a mesma base de dados das demais empresas do grupo, tornando o acesso às informações gerenciais mais fácil e dentro do mesmo padrão”, explica Márcio Santos, diretor executivo da Stefanini.
Para a implementação, a Stefanini contou com um time de consultores especializados e totalmente focados na Gerdau. Durante os dos primeiros meses de operação, a empresa manteve a alocação do time de projeto para atuação no Hypercare. Em outubro, a operação foi absorvida pelo time de Application Management Services da Stefanini (AMS) e passou a contar com um processo padrão.
“Para o time de finanças e contabilidade, o rollout tornou o processo diário mais simples. Antes a equipe utilizava o conceito de Centros de Serviços Compartilhados, CSC, com duas ferramentas, o que tornava o trabalho maior. A partir da implementação da ferramenta SAP pela Stefanini, uniformizamos os processos de controle e gestão, trazendo todas as informações para a mesma base de dados, facilitando, assim, a busca de informações e a tomada de decisão”, afirma Ricardo Pereira Garcia, gerente de TI e Projetos da Gerdau.
Segundo a Stefanini, o projeto contou com cinco fatores de sucesso: atuação próxima dos times de gestão da Gerdau e da Stefanini; alinhamento do trabalho das equipes; apoio do time de consultores SAP internos, que detêm todo o conhecimento sobre o template; participação ativa do responsável pelo projeto, agilizando a tomada de decisões e os direcionamentos importantes para o rollout, além da flexibilidade do cliente para aderir ao novo formato de trabalho, proposto pelo template que vem sendo replicado para todas as operações da Gerdau ao redor do mundo.
Prática SAP da Stefanini
A Stefanini é uma empresa especializada em tecnologia e tem como sua principal conduta a inovação de seus produtos e serviços, atuando em qualquer área. Possui em seus quadros um time multifuncional com grande especialização em produtos SAP, como ERP, CRM, BPC, Mobile, Business Intelligence (BI), HANA e S4 for HANA.
Atualmente, a prática SAP representa uma importante fatia no resultado da companhia, com faturamento superior a R$ 100 milhões por ano.
“Acreditamos na força da tecnologia como meio para que as empresas melhorem sua eficiência operacional com transparência na gestão de seus resultados”, finaliza Márcio Santos.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri.​